O preço do monoteísmo O preço do monoteísmo

O preço do monoteísmo

    • USD 7.99
    • USD 7.99

Descripción editorial

Durante milênios, a humanidade co­nheceu apenas religiões de culto, politeístas, de âmbito local ou regional, enraizadas na história de cada povo, confinadas nos limites da sua língua e da sua cultura. A elas pertenciam os an­tigos deuses egípcios, babilônicos e greco-romanos, entre outros. As semelhanças entre tais religiões per­mitiam que se estabelecessem cor­relações entre elas, com fronteiras fluidas e até intercâmbio de deuses.


Foi tremenda a alteração trazida pe­las religiões reveladas, monoteístas, consolidadas em textos canônicos e do­tadas de vocação universal. Elas não resultaram de processos evolutivos, mas de atos revolucio­nários, apresentando-se como portadoras de verdades que não se ve­em mais como complementares a outras verdades. Fora da sua ortodoxia estão a heresia, o paganismo, a superstição e a idolatria.


As religiões de culto lidam com o sagrado manifestamente presente no mundo, encarnado em objetos e lugares ou representado em imagens. Para as religiões do livro, porém, as coisas do mundo são armadilhas que desviam a atenção. O sagrado é inacessível aos sentidos.


Nas religiões arcaicas, o texto, quan­do existia, estava inserido no ritual e subordinado a ele. No monoteísmo, o ritual passa a ser um acompanhante da leitura e da interpretação de escrituras canônicas. Elimina-se a exuberante teatralidade dos cultos.


Em um caso, rito, imagens e ima­nên­cia. Em outro, escrita, abstração e trans­cendência. Nessa transição, o sacerdote cede lugar ao intérprete, ao erudito, ao pregador.


Tudo isso é o que Jan Assmann chama de “distinção mosaica”, em referência ao fundador do judaísmo. Não se trata de um evento histórico específico, mas de uma ideia reguladora, cujo efeito transforma­dor – e civilizatório – se estende por séculos. Mas, ao separarem rigidamente o verdadeiro e o falso, o certo e o errado, o bem e o mal, as verdades reveladas induzem as religiões à intolerância e ao antagonismo. É o preço do monoteísmo.


César Benjamin

GÉNERO
Historia
PUBLICADO
2021
11 de octubre
IDIOMA
PT
Portugués
EXTENSIÓN
314
Páginas
EDITORIAL
Contraponto Editora
VENTAS
Digitaliza - Digitalizacao e Distribuicao de Conteudo Digital Ltda.
TAMAÑO
4.4
MB

Más libros de Jan Assmann

Pensar la imagen II Pensar la imagen II
2022
Monotheismus und die Sprache der Gewalt Monotheismus und die Sprache der Gewalt
2011
Quand l’Égypte invente l’au-delà Quand l’Égypte invente l’au-delà
2019
Die Zauberflöte Die Zauberflöte
2015
From Akhenaten to Moses From Akhenaten to Moses
2014
Le monothéisme et le langage de la violence Le monothéisme et le langage de la violence
2018