• € 8,99

Beschrijving uitgever

Glaucoma e cannabis? Se você pensa que eles não podem estar relacionados, este audiolivro é para você. Primeiro, o que é glaucoma? … Glaucoma é uma doença ocular que tem entre suas consequências finais a perda de visão, geralmente bilateral. Estatisticamente falando, é uma das principais causas de cegueira em todo o mundo.

E o que isso tem a ver com a cannabis. Bom, Durante a década de 1970, observou-se que usuários regulares de cannabis tinham baixos níveis de pressão intraocular. Essa descoberta foi associada à teoria de que a cannabis medicinal pode ter um efeito benéfico especialmente importante para pacientes com glaucoma. 50 anos se passaram desde essa observação, e a questão permanece em debate até hoje.

A visão é um dos sentidos mais importantes para o cotidiano do ser humano, é um processo neurológico complexo, suscetível a danos por vários mecanismos. Por sua vez, o glaucoma é uma doença cujo tratamento médico não está totalmente estabelecido e para a qual foram propostas várias terapias alternativas, nenhuma das quais provou cientificamente a sua eficácia. A influência da cannabis na pressão intraocular tem sido um tema de interesse médico por décadas, portanto, as informações científicas disponíveis são abundantes, embora as conclusões não sejam totalmente consistentes, de modo que sua utilidade no manejo não foi oficialmente estabelecida. Apesar disso, há observações e achados que descrevem um papel interessante dos canabinóides no mecanismo patológico do glaucoma.

Desta forma, neste audiolivro; é possível encontrar alguns aspectos relevantes do glaucoma e sua relação com a cannabis medicinal. Começamos com uma descrição da estrutura anatômica do olho e nas bases fisiológicas de seu funcionamento normal, para depois abordar os aspectos patológicos do glaucoma, aprendendo ao longo do caminho os processos pelos quais essa doença leva à perda irreversível da visão. Depois, você encontrará as características e funções do sistema endocanabinóide no olho. Você sabia de sua existência? É um conjunto de receptores celulares suscetíveis à estimulação por canabinóides como o THC e o CBD, cujos efeitos no olho são extremamente significativos.

Compreendendo esse mecanismo especial, presente nos olhos e no corpo humano em geral; são revisados artigos e autores que relacionem a estimulação desse sistema por meio da administração de canabinóides, com a possível diminuição da pressão intraocular e com outros aspectos celulares e neurológicos que poderiam influenciar na prevenção do glaucoma e sua consequente perda da visão. Por fim, são incluídos alguns aspectos promissores quanto ao futuro do uso de canabinóides no tratamento do glaucoma, destacando os avanços ocorridos no desenvolvimento da indústria da cannabis que permitem superar os obstáculos existentes e que impedem os derivados desta planta estabelecer-se como alternativa terapêutica oficialmente reconhecida para o manejo e controle desta doença.

Se você está interessado em saber mais sobre doença ocular e como a cannabis pode melhorar as expectativas de quem as sofre, nós o convidamos a desfrutar deste audiolivro que a Pharmacology University traz para você.

GENRE
Professioneel en technisch
UITGEGEVEN
2021
28 oktober
TAAL
PT
Portugees
LENGTE
28
Pagina's
UITGEVER
Pharmacology University
GROOTTE
3,2
MB

Meer boeken van Pharmacology University

2021
2021
2021
2021
2021
2021