O Estado Islâmico
A Revolução Iraniana e a formação do pensamento revolucionário
-
- € 6,49
-
- € 6,49
Beschrijving uitgever
Em 1978 um Shah submisso foi definitivamente substituído pelo projeto soberano de uma Revolução Islâmica, transformando o Irã e alterando o equilíbrio do Oriente Médio.
Não é questionável que no Irã de hoje houveram muitos progressos sociais desde então, como a melhoria em saúde, moradia, escolaridade etc. Porém, ainda que seja certo que a pobreza foi reduzida, também é verdade que se intensificaram as desigualdades. Ao transformaram-se as instituições, a participação política e o problema da democracia emergiram.
Ademais, a produção não se esquece da distribuição. Por um lado, ainda que o grande volume de óleo represente ganho certo, isso não deixa de ser um problema, que se relaciona diretamente à própria vulnerabilidade iraniana. O Estado Iraniano busca soluções diversas como a energia alternativa, a diversificação na cesta de moedas, a reconfiguração de parcerias comerciais, e chega próximo delas. Cada arrefecimento das sanções dos EUA deixa isto mais evidente.
Este livro pretende acrescentar aos mais diversos leitores, sejam eles acadêmicos ou simples curiosos sobre a temática, a compreensão histórica sobre como e por que o Irã se governa conforme os Princípios Islâmicos, que em seu momento impulsionaram a Revolução de 1978 e que permanecem como sendo o fundamento da sociedade e das instituições deste país. Através da exposição de quatro grandes autores e revolucionários, este livro apresenta o pensamento revolucionário islâmico shiita, ajudando o leitor a descobrir como ele tem levado ao longo dos anos à República Islâmica ao mundo atual como exemplo de construção de soberania e autonomia. Em curtas palavras, a República Islâmica tem se mostrado como alternativa, no mínimo, digna do olhar mais cuidadoso, mais demorado. Dar acesso a este olhar seria, é o objetivo maior deste trabalho.