• € 1,99

Beschrijving uitgever

O grande sonho dos comunistas é a existência de uma sociedade científica e tecnológica avançada, liderada por um governo comunista, secular e ateísta, que funcionaria perfeitamente sim desigualdades econômicas nem dinheiro. Isso é evidenciado na história futurista soviética Em 2017 e na série Star Trek.

Nas duas histórias, o sistema comunista passou de um estágio inicial de transição para o estágio final. No entanto, esse sonho comunista tão esperado poderia ser alcançado? Essa questão leva a outras perguntas (relacionadas à origem, funcionamento, deterioração e fim dos regimes comunistas): a) Como se origina essa sociedade ideal?, b) Como funciona essa sociedade ideal?, c) Como se deteriora esta sociedade ideal?, e d) Como termina essa sociedade ideal?

Embora o sucesso ou o fracasso de um sistema comunista depende primariamente da natureza humana, diante das circunstâncias do momento e suas expectativas. No entanto, o ser humano é extremamente complexo. Suas necessidades (fisiológicas, segurança, afiliação, reconhecimento e auto-realização) são ilimitadas. Seu comportamento é racional, otimizador, egoísta e mimético. É responsável por descobrir o sentido de sua vida (apesar de que a cultura pós-moderna e a ideologia comunista negam isso), e sempre procura alcançar sua felicidade, tentando satisfazer suas principais necessidades.

Nesse sentido, o grande sonho dos comunistas não é viável devido às falhas da ideologia comunista, à inviabilidade econômico-financeira do mencionado modelo anti-capitalista e o desconhecimento implícito, pelos comunistas, da complexa natureza humana e as principais necessidades do ser humano. Todos esses aspectos levam à estagnação da produtividade e do progresso científico-tecnológico e ao fim do referido sistema. Nem sequer a tecnologia pode preservar ao sistema comunista (na prática, os regimes comunistas não podem superar o estágio de transição, enquanto a sociedade fictícia e futurista de Star Trek apresenta sintomas de deterioração e um eventual colapso); sendo mais precisa a visão de Isaac Asimov (The End of Eternity), quem indica como a forma mais radical e agressiva de comunismo que poderia existir na história da humanidade levaria finalmente à extinção da raça humana.

GENRE
Zaken en persoonlijke financiën
UITGEGEVEN
2020
25 mei
TAAL
PT
Portugees
LENGTE
87
Pagina's
UITGEVER
Rolando José Olivo
GROOTTE
323,8
kB

Meer boeken van Rolando José Olivo