Tungstênio Tungstênio

Tungstênio

romance

    • € 7,99
    • € 7,99

Beschrijving uitgever

Uma mostra da obra narrativa do poeta, dramaturgo e ficcionista peruano, César Vallejo, é traduzida pela primeira vez no Brasil. Foi publicada em Madri, em 1931, e só lançada no seu país, em 1957, quase vinte anos após a morte do autor, ocorrida em Paris, em 1938, onde era reconhecido como um dos nomes decisivos da literatura latino-americana.

Respeitado sobretudo como poeta, autor de livros emblemáticos como Os arautos negros, Trilce e Espanha, afasta de mim esse cálice, Vallejo escreveu várias obras de ficção. Tungstênio é o exemplo contundente desta produção.

Ao longo das últimas décadas essa parte da sua obra tem sido reavaliada, como é caso de Tungstênio, que adquiriu uma relevância explícita, e reconhecido pela crítica como um marco literário da narrativa indigenista do Peru, antecipando inclusive um autor como José María Arguedas.

Tungstênio é a tentativa veemente de Vallejo de denunciar a exploração não só das riquezas minerais como do povo peruano. Em simultâneo, alerta para o tratamento desumano das populações indígenas, com a complacência das oligarquias locais, suplantando dessa maneira tempo e espaço, e fixando sua narrativa com a força da atemporalidade.

Tudo decorre na região serrana de Colca, onde se situam as minas de tungstênio, metal que o Peru chegou a produzir em larga escala até a pouco tempo. Uma empresa norte-americana — a Mining Society — é a responsável pela extração do metal, que envia para os Estados Unidos, prestes a entrar na Primeira Guerra Mundial. Para o efeito, emprega uma legião de indígenas e a população mais desvalida, cujo trabalho se efetua sob o regime de semiescravidão.

Os representantes do poder local colaboram com todas as injustiças praticadas, e Vallejo delineia tais personagens de maneira intensa, sem poupar os traços mais obtusos do caráter humano, descrevendo desde um estupro coletivo, até o assassínio da população que tenta fazer um levante após presenciar a morte de um indígena em plena prefeitura.

GENRE
Romantische fictie
UITGEGEVEN
2021
12 februari
TAAL
PT
Portugees
LENGTE
168
Pagina's
UITGEVER
Iluminuras
GROOTTE
2,3
MB

Meer boeken van César Vallejo

Poemas de amor para un corazón enamorado Poemas de amor para un corazón enamorado
2013
Poemas humanos Poemas humanos
2010
50 Poemas De Amor Clásicos Que Debes Leer (Golden Deer Classics) 50 Poemas De Amor Clásicos Que Debes Leer (Golden Deer Classics)
2018
Malanga Chasing Vallejo: Selected Poems: César Vallejo Malanga Chasing Vallejo: Selected Poems: César Vallejo
2014
Paco Yunque Paco Yunque
2023
Escalas Escalas
2023