Uso da cannabis no controle da dor

    • € 9,49
    • € 9,49

Beschrijving uitgever

A dor é um dos principais motivos de consulta em centros de saúde no mundo todo, é um sintoma desagradável que se desenvolve a partir de uma resposta neurológica a um estímulo físico ou químico; que representa um dano real ou potencial aos tecidos e pode limitar vários aspectos da vida de quem os sofre, deteriorando principalmente a sua qualidade de vida.

A busca do homem pelo alívio da dor é quase tão antiga quanto sua própria existência, os antigos xamãs, os primeiros médicos da história, dedicaram parte dos seus estudos e experiências para aliviar esse sintoma, testando várias plantas e realizando procedimentos cirúrgicos rudimentares e com risco de vida, uma infinidade de práticas cujo objetivo era apenas aliviar a dor em todas as suas formas e intensidades. Um dos achados mais marcantes em termos da medicina antiga, é a descoberta das propriedades analgésicas da planta de cannabis. Essa observação foi feita há pelo menos 6.000 anos e é válida ainda hoje.
O aumento da liberação de restrições legais ao uso e à pesquisa da cannabis tem permitido a exploração científica de suas propriedades, principalmente aplicadas na medicina, saúde e bem-estar, isso levou à existência de estudos que exploraram a eficácia do tratamento com canabinoides para a dor, tanto como coadjuvante de outros analgésicos, quanto como monoterapia, ou seja, individual. Os resultados desses estudos são promissores para o futuro da cannabis medicinal dirigida a pacientes com doenças dolorosas crônicas, como artrite reumatoide, fibromialgia ou dor neuropática, avaliando que os efeitos adversos são consideravelmente menores e que existem várias formas de administração, muitos dos quais são minimamente invasivos, confortáveis e fáceis de usar.

Neste livro, exploramos os efeitos da cannabis para o alívio da dor. Explicando sobre a dor e qual a sua função no corpo, para então investigar o papel do sistema endocanabinoide no sistema nervoso, responsável pela transmissão da dor, como base científica para os achados descritos ao longo do texto. Aqui, serão abordados os aspectos destacados dos estudos que analisam o uso de cannabis e seus derivados para o tratamento da dor, as propriedades dos canabinoides aplicadas ao controle da mesma a partir de uma visão científica. Adicionalmente se relatam depoimentos de pacientes com diversos problemas de saúde onde um dos sintomas mais comuns é a dor; conhecendo assim as experiências de melhora na qualidade de vida dessas pessoas graças ao uso da planta. Por fim, são estudadas algumas receitas caseiras à base de cannabis, que podem ser benéficas para o controle de certos tipos de dor, bem como algumas condições em que o uso da planta pode ser contra-indicado.

GENRE
Professioneel en technisch
UITGEGEVEN
2021
1 december
TAAL
PT
Portugees
LENGTE
36
Pagina's
UITGEVER
Pharmacology University
GROOTTE
2,3
MB

Meer boeken van Pharmacology University

2022
2022
2022
2022
2022
2022