• 65,00 kr

Publisher Description

De acordo com Celso Pedro Luft, um dos maiores nomes brasileiros em linguística e filologia, no momento de decidir entre usar ou não o acento grave no “a” sobram regras e explicações, mas faltam intuição e raciocínio. Para ele, o raciocínio depende de conhecimentos mais adiantados do português, mas a intuição vem da prática, de exercícios que façam perceber que determinado “a” é duplo (ou seja, “a” preposição + “a” artigo ou inicial de “aquele”, “aquela” e “aquilo”), precisando, assim, do acento grave.


Nesta edição revista e atualizada de Decifrando a crase, Luft mostra como aplicar o raciocínio – ou, para os que preferirem, como estimular a intuição – de modo a não depender mais daqueles livros que explicam a crase em três listas: a lista da “crase obrigatória”, a da “crase proibida” e a dos “casos opcionais/especiais/discutíveis”. As respostas surgem de dúvidas do dia a dia, de frases extraídas de jornais e de perguntas que os leitores enviavam para o Correio do Povo, jornal no qual Luft mantinha uma coluna tira-dúvidas. Na parte final do livro, exercícios com respostas comentadas consolidam o estudo.


Pequeno na forma, amplo no conteúdo e descomplicado na linguagem, este guia é dirigido a todos os que desejam escrever o português com segurança e clareza.

GENRE
Professional & Technical
RELEASED
2014
May 15
LANGUAGE
PT
Portuguese
LENGTH
112
Pages
PUBLISHER
Globo Livros
SIZE
1.4
MB