Escravos e o Mundo da Comunicação Escravos e o Mundo da Comunicação

Escravos e o Mundo da Comunicação

Oralidade, Leitura e Escrita no Século XIX

    • USD 9.99
    • USD 9.99

Descripción editorial

Este livro propõe uma travessia cujo objetivo é desvendar os modos de comunicação dos escravos brasileiros do século XIX: uma viagem que começa nas competências da oralidade e termina nas suas práticas escritas. Cartas, assinaturas nos processos de alforria, poemas diversos, são muitas as provas da capacidade de ler e de escrever dos escravos brasileiros. Entretanto, essa é uma história frequentemente elevada à condição de esquecimento.

Como homens de seu tempo, envoltos em uma atmosfera na qual as letras impressas passam a ocupar lugar central nos ambientes públicos e privados, também os escravos eram leitores de múltiplas naturezas: leitores por saberem efetivamente ler e escrever; leitores por escutarem os textos; leitores, enfim, por saberem o significado das letras impressas e por acompanharem as imagens de suas faces e corpos expostos nos periódicos que circulavam pelos campos e pelas cidades.

Mesmo que a história não tenha dívidas para com o passado, temos cada um de nós dívidas em relação a enorme parcela de homens e mulheres que durante três séculos foram feitos escravos no Brasil. Encobrimos muitas vezes esse processo e fazemos questão de não lembrar. A escravidão se constitui no nosso holocausto. Varremos nossa história para debaixo dos tapetes de nossos esquecimentos. É tempo de falar do cotidiano desses atores sociais que construíram uma existência duradoura em rastros de comunicação que podemos trilhar desvendando o caminho que do passado chega até o presente.

GÉNERO
Historia
PUBLICADO
2017
15 de diciembre
IDIOMA
PT
Portugués
EXTENSIÓN
250
Páginas
EDITORIAL
Mauad X
VENDEDOR
Digitaliza - Digitalizacao e Distribuicao de Conteudo Digital Ltda.
TAMAÑO
1.4
MB

Más libros de Marialva Barbosa

História cultural da imprensa História cultural da imprensa
2015
História cultural da imprensa História cultural da imprensa
2014