Meu Hino
o hino nacional brasileiro nas palavras de um poeta que poderia ser seu amigo
Descripción editorial
Van, um jovem estudante e poeta, se recusa a cantar o Hino Nacional Brasileiro, alegando que só canta aquilo que entende. Incentivado por seus amigos Ká e Dan, ele decide se encontrar com Abdias, um ex-roteirista que lidera um centro cultural na comunidade. Van embarca em um estágio de dois meses com o mestre Abdias para desvendar os versos do hino, como o famoso "berço esplêndido" e outros achados poéticos.
Apresentado ao mestre pela assistente de direção Judite, Van participa de nove sessões intensivas onde se aprofunda nos significados dos versos escritos por Osório Duque Estrada, a quem passa a chamar de "DUKE". Durante esse processo, ele não só compreende melhor o hino, mas também encontra sua própria voz criativa, compondo raps que ele chama de "Hinos da Rua".
"Meu Hino" é uma HQ que torna o Hino Nacional acessível e relevante para os jovens. Com ilustrações vibrantes e uma narrativa envolvente, a obra explora a história e a cultura contemporânea do Brasil, incentivando os jovens a se orgulharem de seu país e a se apropriarem de símbolos como a bandeira e o Hino. Como Van diz em seu show final na escola:
"Assim como a bandeira, o Hino é nóis, mano, não eles."
A obra inclui QR Codes para vídeo-aula, audiolivro e guia de leitura, enriquecendo a experiência dos leitores.
Esta obra teve o apoio do Governo do Estado de São Paulo, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e do Programa de Ação Cultural – ProAC.
#ProaC2023