O ano de 1961: Trecho do livro Desobedecer O ano de 1961: Trecho do livro Desobedecer

O ano de 1961: Trecho do livro Desobedecer

    • USD 0.99
    • USD 0.99

Descripción editorial

Capítulo 7 do livro Desobedecer. Sinopse do livro completo:
Negar-se a obedecer às ordens de um superior incompetente ou a leis injustas, resistir ao professor, ao padre, ao policial quando abusam de seu poder. O que torna a desobediência tão difícil? Frédéric Gros faz neste ensaio uma reflexão sobre um tipo de desobediência que exige esforço, que provoca o questionamento das hierarquias, mas também dos hábitos, do conforto, da resignação, para defender o que ele chama de democracia crítica.
Retomando uma trajetória que parte do pensamento antigo e do clássico Discurso da servidão voluntária, de La Boétie, passando por Thoreau e sua Desobediência civil e o caso Eichmann comentado por Hannah Arendt, entre outros, o autor nos faz descobrir que a verdadeira reflexão sobre a desobediência política depende da resposta à pergunta primordial: Por que obedecemos? A obediência busca estabelecer, sem limites, o domínio político, mas cria principalmente a cegueira e a aceitação do mundo, o medo da desordem sem julgamento. A desobediência só pode ser construída com a resistência ética e a democracia crítica.

"Há muitas formas de desobedecer – e também de obedecer, cada uma com seu próprio teor ético e politico. O filósofo francês Frédéric Gros destrincha essas formas a partir de uma 'estilística da obediência', buscando a raiz da 'ética política' que dá sentido e razão aos atos de desobediência […]. Esse é o mote de Desobedecer."

- Diego Viana, Quatro cinco um

GÉNERO
No ficción
PUBLICADO
2018
8 de octubre
IDIOMA
PT
Portugués
EXTENSIÓN
20
Páginas
EDITORIAL
Ubu Editora
VENTAS
Bookwire Brazil Distribuicao de Livros Digitais LTDA.
TAMAÑO
2.7
MB

Más libros de Frédéric Gros

Perché la guerra? Perché la guerra?
2024
La vergüenza es revolucionaria La vergüenza es revolucionaria
2023
A vergonha A vergonha
2023
Filozofia chodzenia Filozofia chodzenia
2023
Face à la guerre Face à la guerre
2022
Projektentwicklungsfonds. Eine kritische Analyse aus Sicht der Projektentwickler, der Fondsinitiatoren und der Investoren Projektentwicklungsfonds. Eine kritische Analyse aus Sicht der Projektentwickler, der Fondsinitiatoren und der Investoren
2008

Otros clientes también compraron

Quando acaba o século XX Quando acaba o século XX
2020
Na batalha contra o coronavírus, faltam líderes à humanidade Na batalha contra o coronavírus, faltam líderes à humanidade
2020
Brasil: uma biografia - Pós-escrito Brasil: uma biografia - Pós-escrito
2018
Casa Velha Casa Velha
2012
Conceitos em Filosofia Conceitos em Filosofia
2012
Macunaíma Macunaíma
2017