O dialeto dos fragmentos O dialeto dos fragmentos

O dialeto dos fragmentos

    • USD 12.99
    • USD 12.99

Descripción editorial

Friedrich é um homem profundo, frequentemente ensimesmado, um grande homem em seu interior, mas que parece exteriormente um tolo.

Caroline Schlegel-Schelling



Muitas vezes Friedrich Schlegel permaneceu incompreensível, mesmo para seus amigos.

Walter Benjamin



O fragmento como forma de expressão filosófica é uma descoberta de dois românticos alemães, ambos chamados Friedrich. Um deles, Friedrich von Hardenberg, mais conhecido como Novalis, cultivou esse gênero de uma maneira ao mesmo tempo mais sóbria e mística, mais poética e reflexiva. Concebia os seus fragmentos como "sementes literárias", como "grãos de pólen", que deveriam ser acolhidos e estudados como "textos para pensar". Embora esse caráter seminal também seja decisivo em Friedrich Schlegel (o outro Friedrich romântico a lançar mão do novo gênero), este utilizou o fragmento de uma maneira mais prosaica, concebendo-o não somente como "fermento" da reflexão, mas também como instrumento da crítica e da polêmica. O fragmento é, para ele, a forma genuína da filosofia crítica, que não pode aceitar e deve estar sempre pronta para combater a letargia de qualquer pensamento que se apresente como um sistema acabado, pois a filosofia só existe como um sistema em vias de realização, como um sistema de fragmentos".

Este volume da Biblioteca Pólen traz a tradução para o português de todos os fragmentos publicados em vida por Friedrich Schlegel. Eles foram editados em três coletâneas: Fragmentos Críticos (ou Fragmentos do Lyceum), Fragmentos do Athenäum (que, na verdade, são uma obra coletiva, pois também contêm fragmentos de Novalis, Schleiermacher e August Wilhelm Schlegel) e Ideias. O volume traz ainda, em notas, inúmeros fragmentos dos Anos de Aprendizado Filosófico, cadernos de estudos e reflexões em que Schlegel trabalhou por mais de vinte anos (1794–1818), e também fragmentos extraídos dos cadernos sobre Poesia e Literatura (1796-1823).

GÉNERO
No ficción
PUBLICADO
2021
13 de julio
IDIOMA
PT
Portugués
EXTENSIÓN
256
Páginas
EDITORIAL
Iluminuras
VENTAS
Bookwire Brazil Distribuicao de Livros Digitais LTDA.
TAMAÑO
3
MB

Más libros de Friedrich Schlegel

Friedrich Schlegel: Politische & Ästhetische Schriften Friedrich Schlegel: Politische & Ästhetische Schriften
2023
Lucinde Lucinde
2020
Lucinde. Ein Roman. Studienausgabe Lucinde. Ein Roman. Studienausgabe
2020
Critique et herméneutique dans le premier romantisme allemand Critique et herméneutique dans le premier romantisme allemand
2020
Sobre o estudo da poesia grega Sobre o estudo da poesia grega
2019
L’essence de la critique L’essence de la critique
2020