Atmosfera, ambiência, Stimmung Atmosfera, ambiência, Stimmung

Atmosfera, ambiência, Stimmung

Sobre um potencial oculto da literatura

    • S/ 24.90
    • S/ 24.90

Descripción editorial

É frequente vermos manifestações do leitor comum que, tomado por certa aversão pela teoria da literatura, rejeita a abordagem acadêmica por não levar em conta o gosto e o prazer da leitura. Não se pode dizer que esteja de todo equivocado. Mas Hans Ulrich Gumbrecht é uma voz singular na crítica contemporânea. O livro que o leitor tem em mãos se propõe a entender o que é a realidade da literatura hoje, colocando em foco precisamente a experiência do que se passa entre a literatura e o leitor.



O que a literatura traz de sua materialidade histórica e o que faz na vida de quem lê ao intervir em nosso mundo? Há décadas, Gumbrecht situa sua pesquisa numa perspectiva ignorada pelas principais correntes das teorias da literatura ? como o desconstrutivismo, de um lado, e os estudos culturais, de outro ? e insiste na capacidade de a literatura criar efeitos de presença, não só de sentido. Não é suficiente ? insiste Gumbrecht ? entender o que a literatura "diz" e "representa": como críticos, precisamos explicitar a realidade que a literatura cria independentemente da interpretação e também do puro prazer estético.





O estudo do Stimmung ? conceito de difícil tradução, recuperado das discussões estéticas dos primórdios da modernidade ? está comprometido com o que o autor denomina a "ontologia da literatura", isto é, com "o conjunto de modos fundamentais como os textos literários ? enquanto fatos materiais e mundo de sentido ? se relacionam com as realidades que existem fora deles". No conceito se reconhecem a semântica musical do processo de afinar um instrumento, a voz e a oralidade da escrita e também o conjunto de sensações num ambiente, numa atmosfera que estabelece um continuum entre a realidade do texto literário e aquela de sua recepção.





O trabalho crítico de Gumbrecht se inscreve de modo idiossincrático e singular nos estudos contemporâneos dos afetos. Abre mão da interpretação e da representação como eixo de leitura e procura explicitar a experiência histórica na materialidade da própria experiência estética. "O que importa, sim, é descobrir princípios ativos em artefatos e entregar-se a eles de modo afetivo e corporal ? render-se a eles e apontar em direção a eles."





O que é fascinante é que essa realidade se manifesta no corpo do leitor, na maneira como a obra nos "toca" como uma atmosfera, um clima ou uma sintonia ou desarmonia musical, deixando a marca do encontro físico e material que se efetua de modo objetivo e imediato na leitura e promove uma mediação histórica concreta com seu contexto e seu ambiente específicos.





Este livro não só discute a genealogia dos conceitos de atmosfera, ambiência e Stimmung, mas examina, através de uma série de leituras exemplares, momentos históricos da modernidade, do Renascimento até o século XX. Reconhecemos e frisamos na leitura deste importante estudo o desafio que Gumbrecht se coloca: resgatar a "vitalidade e a proximidade estética" que tendem a desaparecer nos estudos literários atuais.





Karl Erik Schøllhammer



Professor do Departamento de Letras, PUC-Rio

GÉNERO
No ficción
PUBLICADO
2021
20 de julio
IDIOMA
PT
Portugués
EXTENSIÓN
163
Páginas
EDITORIAL
Contraponto
VENTAS
Digitaliza - Digitalizacao e Distribuicao de Conteudo Digital Ltda.
TAMAÑO
2.1
MB

Más libros de Hans Ulrich Gumbrecht

El espíritu del mundo en Silicon Valley El espíritu del mundo en Silicon Valley
2020
Ilustración, progreso, modernidad Ilustración, progreso, modernidad
2021
Prosa del mundo Prosa del mundo
2024
Perfis Perfis
2023
Multitudes Multitudes
2023
Das Ende von allem? Neun Betrachtungen und ein Essay Das Ende von allem? Neun Betrachtungen und ein Essay
2023