A queda da interpretação A queda da interpretação

A queda da interpretação

fundamentos filosóficos para uma hermenêutica criacional

    • USD 6.99
    • USD 6.99

Descripción editorial

"No princípio é a hermenêutica." – Jacques Derrida
Vários filósofos do século passado tiveram como foco o problema da hermenêutica; um interesse também partilhado pelos teólogos, os quais buscam interpretar os textos bíblicos. Como os críticos pós-modernos desafiaram a possibilidade de compreender quaisquer textos, a questão de como contestar tornou-se crítica.
Entre uma miríade de abordagens à hermenêutica, tanto os teóricos seculares quanto os cristãos frequentemente assumiram a mesma coisa: que a necessidade de interpretação é lamentável, escandalosa e até mesmo caída. Em um mundo ideal, não haveria necessidade de interpretação, já que a comunicação seria imediata, instantânea e sem falhas.
Em A queda da interpretação, James K. A. Smith examina a discussão hermenêutica contemporânea identificando três modelos e como eles lidam com esse problema:
• imediação presente: o problema da interpretação é algo que podemos superar aqui e agora;
• imediação escatológica: o problema da interpretação será resolvido, mas só no fim dos tempos;
• mediação violenta: o problema da interpretação nunca será superado.
Partindo dessa análise, Smith recorre a Agostinho de Hipona para propor o modelo "criacional-pneumático", o qual trata a hermenêutica não como uma consequência da Queda, mas, sim, como proveniente da criação. Dessa forma, o problema da interpretação não é algo a ser superado, pois é uma afirmação da pluralidade — característica inerente à boa criação de Deus. Nas palavras do autor, este livro é uma "interpretação da interpretação" e deve resultar em um "respeito pela diferença como uma dádiva de um Deus criador que ama a diferença e que ama de maneira diferentes".

GÉNERO
No ficción
PUBLICADO
2021
14 de junio
IDIOMA
PT
Portugués
EXTENSIÓN
304
Páginas
EDITORIAL
Thomas Nelson Brasil
VENDEDOR
Ediouro Publicacoes LTDA
TAMAÑO
3.7
MB
Como habitar o tempo Como habitar o tempo
2023
A ortodoxia radical e a tradição reformada A ortodoxia radical e a tradição reformada
2022
The Nicene Option The Nicene Option
2021
A evolução e a queda: Implicações da ciência moderna para a teologia cristã (Coleção Fé, Ciência e Cultura) A evolução e a queda: Implicações da ciência moderna para a teologia cristã (Coleção Fé, Ciência e Cultura)
2021
How (Not) to Be Secular How (Not) to Be Secular
2014
Evolution and the Fall Evolution and the Fall
2017