Bartleby e companhia

    • USD 7.99
    • USD 7.99

Descripción editorial

Romance, livro de contos, de ensaios, crítica literária, peça de humor: publicado originalmente no ano 2000, o premiado Bartleby e companhia marcou época ao colocar o fazer literário no espelho e mesclar diversos gêneros de maneira radical.

Neste livro premiado e inclassificável, o catalão Enrique Vila-Matas recupera a figura de Bartleby (personagem criado por Herman Melville), um jovem escrivão que se esquiva de obrigações e misteriosamente vai se ausentando de toda e qualquer atividade graças a uma resposta enigmática que dá a todos que pedem para que realize algo: "eu preferia não o fazer". A frase deixa seus interlocutores perplexos, e pouco a pouco Bartleby se isola até quase sumir.
Vila-Matas faz com que essa "pulsão negativa" escape do conto de Melville e, como um vírus, atinja diversos escritores por toda parte. O protagonista de Bartleby e companhia, então, se dedica a rastrear e catalogar autores, fictícios e reais, que escolheram o silêncio, como o americano J. D. Salinger, que, após se tornar uma celebridade com O apanhador no campo de centeio, afastou-se da sociedade e deixou de publicar, ou o suíço Robert Walser, cujo maior sonho era ser esquecido.
Ao escrever sobre o ato de não escrever, Vila-Matas captou com perspicácia a crise do pós-modernismo, em que se supõe que todas as ideias já foram inventadas e não resta mais originalidade, para construir, a partir de detritos e restos, uma obra cômica e explosivamente criativa que se tornou objeto de culto ao redor do mundo.

"Uma dimensão paralela onde não escrever é um modo de vida, onde o silêncio pode ser não uma renúncia mas uma conquista ou uma afirmação." — Antonio Tabucchi

GÉNERO
Ficción y literatura
PUBLICADO
2021
29 de marzo
IDIOMA
PT
Portugués
EXTENSIÓN
184
Páginas
EDITORIAL
Companhia das Letras
VENTAS
Bookwire Brazil Distribuicao de Livros Digitais LTDA.
TAMAÑO
1.4
MB

Más libros de Enrique Vila-Matas

2022
2021
2020
2019
2019
2018