• USD 3.99

Descripción de editorial

Autora duas vezes vencedora do prêmio Jabuti.
Um jovem escritor flana pelo Rio de Janeiro dos primeiros anos do século XX, perplexo diante da paisagem em ruínas. Percorre as ruas empoeiradas do Centro, vigia as obras de abertura da avenida Central, desequilibra-se entre desconstruções. Critica a reforma urbana que pouco a pouco transforma a capital do Brasil numa cópia de Paris. Ele não está sozinho. Ao seu lado, há uma silhueta, que o segue ou persegue, pela cidade em metamorfose.

Esse passeador é Afonso, que um dia se tornará o conhecido escritor Lima Barreto. E é a partir dele, de seu viés subjetivo, que Luciana Hidalgo constrói esse romance, reconstituindo o ambiente da belle époque no Rio, com suas modas e intensa vida literária. À margem das convenções da época, Afonso tudo critica, vê o que ninguém vê, muito além do glamour que anima a população carioca nos cafés da moda.

Nas andanças pela rua do Ouvidor, no Passeio Público, ou na boemia dos cafés, ele é frequentemente observado, até mesmo cortejado, por Sofia, uma sombra, uma personagem que aos poucos se concretiza. Os dois se cruzam e se perdem, encontram no outro um desvio. Em busca de sua literatura, Afonso não só se mistura aos tipos da cidade, mas inventa, ele próprio, personagens e histórias, biografias de pessoas invisíveis.

Ao conjugar dados reais e ficcionais, Luciana Hidalgo esquadrinha, para além do cenário do Rio antigo, os dilemas do escritor no fazer literário, a solidão, o convívio com personagens impalpáveis, os circuitos secretos da criação à beira da vertigem. Numa prosa poética, delicada, fluida, a autora passeia com seu personagem em suas idas e vindas, entre a cidade concreta e a imaginária, entre ficção e História.

GÉNERO
Ficción y literatura
PUBLICADO
2012
octubre 5
LENGUAJE
PT
Portugués
EXTENSIÓN
192
Páginas
EDITORIAL
Rocco Digital
VENDEDOR
DLD Distribuidora de Livros Digitais
TAMAÑO
1.3
MB

Más libros de Luciana Hidalgo