• 25,00 kr

Utgivarens beskrivning

Décima obra da coleção Pandemia Capital, A peste do capitalismo, do escritor Mike Davis, traz ao leitor um inédito e inflamado ensaio sobre os impactos do coronavírus sobre as populações do mundo. O autor faz uma breve introdução abordando algumas das doenças mortais que assolaram o mundo desde o começo do século XX como a gripe espanhola, ebola e influenzas: "Essa história – especialmente as consequências desconhecidas das interações com subnutrição e infecções pré-existentes – deveria nos alertar para o fato de que a covid-19 pode tomar um caminho diferente e mais letal nas favelas densas e insalubres da África e do Sul Asiático".



O livro propõe um diagnóstico e um prognóstico da evolução da crise sanitária e social em desdobramento. Com especial atenção ao descontrole da pandemia nos Estados Unidos, Davis escancara a fragilidade do acesso à saúde no país, que não conta com sistema universal de atendimento. Quarenta e cinco por cento da força de trabalho estadunidense não tem acesso a ausências remuneradas por motivos de saúde: "essas pessoas são, portanto, virtualmente compelidas a optar entre transmitir a infecção ou abrir mão de suas rendas mensais". Para o autor só grandes movimentos sociais terão alguma chance de quebrar o poder das grandes corporações farmacêuticas e criar um sistema de atendimento à saúde organizado não em função do lucro, mas com prioridade à vida.



Pandemia Capital é uma série especial de obras digitais curtas, objetivas e com preços acessíveis, que aborda a crise atual, agravada pelo novo coronavírus, e suas implicações na sociedade, na psicologia e na economia. Os direitos autorais das obras serão revertidos para movimentos sociais e organizações dedicadas a oferecer apoio humanitário a populações em situação de emergência no Brasil e no mundo.

GENRE
Politik och aktuella händelser
UTGIVEN
2020
18 augusti
SPRÅK
PT
Portugisiska
LÄNGD
19
Sidor
UTGIVARE
Boitempo Editorial
STORLEK
3.1
MB

Fler böcker av Mike Davis

Andra böcker i serien