Um rio chamado Atlântico Um rio chamado Atlântico

Um rio chamado Atlântico

A África no Brasil e o Brasil na África

    • 85,00 kr
    • 85,00 kr

Utgivarens beskrivning

Quando, em 1992, a Nova Fronteira editou A enxada e a lança, essa obra de Alberto da Costa e Silva sobre a África antes dos portugueses foi saudada como um livro que já surgia clássico e de leitura obrigatória. Dez anos depois, seu novo trabalho, A manilha e o libambo, sobre a África e a escravidão entre 1500 e 1700, teve acolhida semelhante. E não só no Brasil, onde recebeu o prêmio Sérgio Buarque de Holanda, da Fundação Biblioteca Nacional, e o prêmio Jabuti de Melhor Livro de Ciências Humanas, da Câmara Brasileira do Livro.

Uma das maiores autoridades em história africana, o norte-americano John K.Thornton, no International Journal of African Historical Studies, após qualificar o livro de “notável e brilhante”, diz dele ser provavelmente o mais atual e mais bem-pesquisado de todos os panoramas existentes sobre a história africana, incluindo os volumes da História Geral da África, editados pela Unesco, e da Cambridge History of Africa, que cobrem o mesmo período. Outro grande historiador, o português José Capela, na revista Africana Studia, ressalta que, apesar de suas quase mil páginas, lê-se A manilha e o libambo como se estivesse a ver um filme de cinema, graças a “um português simultaneamente e classicamente terso e colorido”. E acrescenta: “Que a historiografia se pode valer do humor e rechaçar o fastídio, fica aqui provado. Quando descreve, o autor é panorâmico; quando sintetiza, é decisivo.”

Neste Um rio chamado Atlântico estão presentes as mesmas qualidades que explicam por que um crítico exigente como Wilson Martins considera Alberto da Costa e Silva “o maior africanólogo em língua portuguesa”. Nestes 16 textos sobre as relações históricas entre o Brasil e a África e sobre a África que moldou o Brasil e o Brasil que ficou na África, o pesquisador cuidadoso e o analista percuciente e instigante não se desatam um só momento do poeta. Se é o poeta quem anda pelas ruas dos bairros brasileiros de Lagos e Ajudá, quem desenha as fachadas das casas térreas e dos sobrados neles construídos pelos ex-escravos retornados do Brasil e quem traz das páginas dos documentos e dos livros as personagens com que se povoam estes ensaios, é o historiador quem lhe guia cuidadosamente os passos e recupera, para pô-los em primeiro plano, situações, enredos e episódios que tinham saído, ou quase, de nossa memória.

GENRE
Historia
UTGIVEN
2014
26 maj
SPRÅK
PT
Portugisiska
LÄNGD
292
Sidor
UTGIVARE
Nova Fronteira
STORLEK
2,1
MB

Fler böcker av Alberto da Costa e Silva

Um rio chamado Atlântico Um rio chamado Atlântico
2022
A África e os africanos na história e nos mitos A África e os africanos na história e nos mitos
2021
O papagaio que faz crá, crá, crá O papagaio que faz crá, crá, crá
2020
O veado e a onça O veado e a onça
2020
Três vezes Brasil Três vezes Brasil
2019
Poemas reunidos Poemas reunidos
2014