• $1.99

Publisher Description

A República é a obra de maior destaque de Platão. Foi escrita por volta de 380 a.C., e é particularmente rica em termos filosóficos, políticos e sociais.


Em questão, está a busca de uma fórmula que garanta uma harmoniosa administração à uma cidade, mantendo-a livre da anarquia, dos interesses e disputas particulares e do caos completo.


Nos livros I e II o texto se concentra numa tentativa de definição do que seria realmente a aplicação da justiça perante a comunidade.


Nos livros II a V os diálogos evoluem para a definição dos princípios da justiça, ou seja, o que constitui a verdadeira justiça administrada à população.


Os livros VI e VII tratam da necessidade da justiça em si. Aqui é apresentado a famosa Alegoria da Caverna, procurando mostrar que a verdade pode ser atingida por meio do conhecimento.


Nos livros VIII e IX o tema é a decadência da cidade, decorrente da concentração do poder nas oligarquias e o surgimento da tirania.


O livro X faz uma crítica à poesia como meio educativo. Sócrates dá a entender que a poesia deva ser substituída pela filosofia, como meio educativo, pois somente esta pode diferenciar a realidade de fato. O restante do livro traz uma exortação à prática da justiça e demais virtudes.

GENRE
Nonfiction
RELEASED
2020
April 20
LANGUAGE
PT
Portuguese
LENGTH
131
Pages
PUBLISHER
Platão
SELLER
Carlos Souza
SIZE
12.6
MB

More Books by Platão