Como a Terra de Israel foi Inventada Como a Terra de Israel foi Inventada
UCG EBOOKS

Como a Terra de Israel foi Inventada

Da Terra Santa à Pátria-Mãe

    • $11.99
    • $11.99

Publisher Description

Em Como o Povo Judeu foi Inventado o autor analisou o mito supra-histórico da existência de um «povo judeu», apurando não haver denominador étnico, linguístico ou cultural comum às diversas comunidades de judeus. Houve quem contrapropusesse que o elo residia na «Terra de Israel», justificando a colonização sionista e a criação do Estado de Israel com base em razões como a terra dos antepassados, direitos históricos ou aspirações nacionais, ideias que o autor vai contestar com esta obra.

Nos termos da Bíblia, o povo é estrangeiro e o que lhe foi prometido — na condição de não pecar — foi a «Terra de Canaã», não «de Israel». A Terra de Israel, só abrange o território do reino setentrional de Israel, não incluindo Jerusalém, Belém ou Hebron. Abraão nasceu na Mesopotâmia, não se demorou na dita terra, imigrou para o Egito. Moisés nasceu no Egito e ali juntou o povo que encaminhará para a Terra Prometida. As revoltas dos Asmoneus e dos Zelotas, de Bar-Kochba e o suicídio colectivo de Massada não ocorreram na Terra de Israel, mas mais a sul. O grande «exílio» do séc. I não tem o mínimo fundamento histórico. Terra Santa e expressões similares constituem tardias invenções cristãs e rabínicas, com sentido religioso e não geográfico. Durante milénios, as grandes figuras do judaísmo encararam Jerusalém como o metafísico lugar da redenção messiânica, não um destino terrestre. Assim, no final do século XVIII habitavam na Palestina menos de 5.000 judeus entre 250.000 árabes, muçulmanos e cristãos.

Em 1881, têm início os grandes pogroms na Europa oriental. Até 1918, 2,5 milhões de judeus abandonam o Império Russo, rumando à Europa central, ocidental, EUA e dando um fundamental impulso ao desenvolvimento dos sionismos alemão e britânico. Na Alemanha, Theodor Herzl desenvolve a ideia de que também os judeus eram um povo e ansiavam pelo seu Estado, ideia que mereceu pronto e amplo repúdio do judaísmo rabínico. Na Grã-Bretanha, lorde Balfour expressa a simpatia do Governo em relação à constituição na Palestina de um «lar nacional» para o povo judaico, sem prejuízo dos direitos dos não-judeus que eram a esmagadora maioria.

Na primeira metade do século XX, a maioria dos judeus não vislumbravam a Palestina como a sua terra, pelo que não consideraram para aí encaminhar-se. Os terríveis golpes que se abateram sobre os judeus e o encerramento das fronteiras do mundo ocidental, mudaram este estado de espírito, impulsionando a colonização judaica da Palestina e a criação do Estado de Israel.

A custo de muitos anacronismos e manipulações semânticas a terra tornar-se-á na «Terra de Israel» dos grandes nomes do movimento sionista, que sabiam que os autóctones eram muitos, mas não consideravam a sua presença impeditiva da colonização, já que na sua perspectiva o mundo não-europeu era um espaço vazio de presença humana relevante.

Para Shlomo Sand, os judeus não dispõem de qualquer prioridade «histórica» sobre a terra que o Estado de Israel hoje domina; a certidão de nascimento da antiga religião judaica não é um título dourado de propriedade nacional à custa dos autóctones. O autor encara Israel como fait accompli, mas reclama a transformação do Estado judaico num Estado de todos os seus cidadãos, independentemente de etnias ou religião.

GENRE
Arts & Entertainment
RELEASED
2021
January 1
LANGUAGE
PT
Portuguese
LENGTH
645
Pages
PUBLISHER
KKYM + P.OR.K
SELLER
KKYM lda
SIZE
2.8
MB

More Books by Shlomo Sand & Artur Morão

The Invention of the Jewish People The Invention of the Jewish People
2009
The Invention of the Land of Israel The Invention of the Land of Israel
2012
How I Stopped Being a Jew How I Stopped Being a Jew
2014
Kiedy i jak wynaleziono Ziemię Izraela. Od Ziemi Świętej do ojczyzny Kiedy i jak wynaleziono Ziemię Izraela. Od Ziemi Świętej do ojczyzny
2020
The End of the French Intellectual The End of the French Intellectual
2018
La invención del pueblo judío La invención del pueblo judío
2011

Customers Also Bought

Rasuradas do Território e da Consciência Rasuradas do Território e da Consciência
2021
Cinco Ideias de Israel sobre Gaza – Refutadas Cinco Ideias de Israel sobre Gaza – Refutadas
2021
Verdade Histórica, Historiografia Moderna e Obrigações Éticas Verdade Histórica, Historiografia Moderna e Obrigações Éticas
2021
Turismo de Raízes - Raízes de Quem? Turismo de Raízes - Raízes de Quem?
2021
O Antigo Testamento ainda é um Livro Helenístico? O Antigo Testamento ainda é um Livro Helenístico?
2020
Tomar a Terra, sem o Povo Tomar a Terra, sem o Povo
2021

Other Books in This Series

A Indústria do Cinema face à Indústria do Extermínio A Indústria do Cinema face à Indústria do Extermínio
2021
Ground Truths / Verdades Chãs Ground Truths / Verdades Chãs
2021
O Direito Soberano de Matar O Direito Soberano de Matar
2021
Cinco Ideias de Israel sobre Gaza – Refutadas Cinco Ideias de Israel sobre Gaza – Refutadas
2021
Exílio e Binacionalismo Exílio e Binacionalismo
2021
O Exílio na Soberania O Exílio na Soberania
2021