Consolação a Políbio Consolação a Políbio

Consolação a Políbio

    • $0.99
    • $0.99

Publisher Description

_

Consolação a Políbio, “Ad Polybium, De Consolatione”, é a terceira carta de consolação de Sêneca, escrita no ano 44 quando o filósofo se encontrava no exílio na ilha de Córsega para o qual fora enviado sob a acusação de adultério com Júlia Lívila, irmã de Calígula.

A obra dirige-se a Políbio, Secretário particular do Imperador Cláudio, para consolá-lo sobre a morte de seu irmão. O ensaio contém a filosofia estoica de Sêneca, com particular atenção à inescapável realidade da morte. Estudiosos são unânimes na consideração de que Consolação a Políbio é uma adulação para que Políbio interceda junto a Cláudio em favor de Sêneca. Isso mostra um momento de fraqueza do filósofo já faz uso da dor alheia para tirar vantagens pessoais. Essa realidade não impede a obra de exemplificar uma das mais significativas faces do brilhante autor e de documentar lados menos explorados de sua personalidade histórica.


Consolação a Políbio mostra que Sêneca, como ele reafirma inúmeras vezes em sua vasta obra, não é o sábio estoico ideal, mas alguém meramente humano, que se precisa se esforçar diariamente para trilhar o caminho da virtude. Por isso mesmo é considerado o mais autêntico e convincente dos filósofos estoicos.

  • GENRE
    Nonfiction
    RELEASED
    2020
    July 6
    LANGUAGE
    PT
    Portuguese
    LENGTH
    125
    Pages
    PUBLISHER
    MontecristoPublishingLLC
    SELLER
    Montecristo Publishing LLC
    SIZE
    2
    MB
    AUDIENCE
    Grades P and Above

    More Books by Sêneca

    Dialogues Dialogues
    2015
    Peace of Mind Peace of Mind
    2016
    The Shortness of Life The Shortness of Life
    2012
    On the Shortness of Life On the Shortness of Life
    2015
    Consolations from a Stoic Consolations from a Stoic
    2017
    Letters from a Stoic: All Three Volumes Letters from a Stoic: All Three Volumes
    2014