UCG EBOOKS

Ground Truths / Verdades Chãs

    • $0.99
    • $0.99

Publisher Description

A aldeia de Al-Araqib, no limiar do deserto do Neguev/Naqab, foi demolida e os seus habitantes expulsos pelas forças policiais de Israel pelo menos 191 vezes, significando que a Nakba palestina ainda está em curso. Mas após cada campanha de demolição a aldeia tem sido reconstruída, com a população local a exercer, continua e persistentemente, o seu direito de retorno ao território. Os trabalhos de demolição e florestação implementados pelo estado israelense alteram e eliminam os vestígios materiais dos habitantes para barrar o seu regresso, estes processos de supressão e ilegalização tornam as comunidades invisíveis, apagando-as dos mapas e das imagens de satélite.

Num esforço conjunto de fotografia aérea improvisada, os Forensic Architecture e as famílias Al-Turi, Al-Uqbi e Abu Freih, de Al-Araqib, utilizam papagaios-de-papel e balões equipados com simples câmaras fotográficas de modo a recolherem imagens aéreas do terreno. Este trabalho colaborativo permite registar indícios materiais da longevidade da presença nestas terras dos beduínos palestinos e da sua luta em curso contra a violência colonial israelense. Paralelamente, pesquisaram-se os arquivos das famílias afetadas, emergindo contratos, documentos de pagamento de impostos, cartas e todo o tipo de documentos atestando a preexistência da aldeia em relação à criação do Estado de Israel, pelo que, nos termos da lei, o seu direito a existir não deveria ser contestado.

Este ensaio é bem revelador do propósito dos Forensic Architecture, orientado para a pesquisa da verdade - que se encara como um bem público -, verdade que não é da ordem da retórica ou da memória, mas que se encontra do lado da matéria: da terra, do território, das construções, das ruínas, dos corpos, dos cadáveres, das formas das nuvens, dos chips dos smartphones, dos metadados de todo o tipo de comunicações. Os Forensic Architecture e Eyal Weizman têm de modo decisivo vindo a reconfigurar a forma e o sentido de uma arte política.

GENRE
Arts & Entertainment
RELEASED
2021
September 23
LANGUAGE
PT
Portuguese
LENGTH
195
Pages
PUBLISHER
KKYM + P.OR.K
SELLER
KKYM lda
SIZE
10.4
MB

More Books by Eyal Weizman

2007
2012
2021
2022
2012
2022

Customers Also Bought

2021
2021
2021
2021
2021
2021

Other Books in This Series

2021
2021
2021
2021
2021
2021