Ninfas fugidias Ninfas fugidias

Ninfas fugidias

    • $1.99
    • $1.99

Publisher Description

Ninfas fugidias percorre o trajecto de uma noção estética fundamental - Einfühlung [empatia] - a partir de algumas notas de Aby Warburg consagradas a Botticelli, em 1893, para confluir no questionamento de imagens líquidas e fugitivas que mobilizam o imaginário e a poética de M. Klinger, G. Klimt, Man Ray, J. Painlevé, V. Sjöström, J. Vigo, R. Rossellini ou A. Mendieta. Nesta incursão trata-se de aprofundar o sentido material e inconsciente de que são feitas as imagens, o movimento e a dinâmica psíquica que as fundamenta como experiência subjectiva, percorrendo-se as sugestivas observações de autores como W. Dilthey, H. Bergson, F. Saussure, S. Freud, L. Binswanger, L. Wittgenstein e G. Bataille. 

Neste ensaio, observa-se como a dinâmica morfológica e antropológica dos fluidos agita, e necessariamente compõe, a natureza da emoção artística. Nas suas distintas configurações e imagens, a sobrevivência (o poder da memória) e a criação (o poder do desejo) fluem e refluem, conjuntamente, como num redemoinho, na imaginação aberta e na participação de uma relação sentimento-imagem que perfaz a intensidade da experiência estética.

A figura da Ninfa «sempre fugidia, porém sempre presente» irrompe assim como conteúdo de uma verdade psíquica e figural que se exprime enquanto alteração morfológica e potência imemorial, mas também como força desejante e vaga de fundo do pensamento. Ela atravessa, multiplicando-se, diferentes modos de sentir e de pensar, conjuga a natureza erótica do seu motivo e a dinâmica da sua imanência cinemática, para configurar, através do seu carácter intrínseco e indestrutível, a rebentação íntima das emoções.

GENRE
Arts & Entertainment
RELEASED
2019
December 31
LANGUAGE
PT
Portuguese
LENGTH
53
Pages
PUBLISHER
KKYM
SELLER
KKYM lda
SIZE
3.2
MB
Conversations on Cinema Conversations on Cinema
2013
Bark Bark
2017
Los ojos de la Historia Los ojos de la Historia
2024
Gestos de aire y de piedra Gestos de aire y de piedra
2020
Études françaises. Volume 51, numéro 2, 2015 Études françaises. Volume 51, numéro 2, 2015
2019
Atlas, or the Anxious Gay Science Atlas, or the Anxious Gay Science
2018