O Antigo Testamento é um Livro Helenístico? O Antigo Testamento é um Livro Helenístico?
UCG EBOOKS

O Antigo Testamento é um Livro Helenístico‪?‬

    • $0.99
    • $0.99

Publisher Description

Neste ensaio, Lemche explora a possibilidade do Antigo Testamento ser um livro helenístico. Fruto dos desenvolvimentos da arqueologia de campo, o autor assinala como se volatilizou a ideia dos «israelitas» terem chegado do estrangeiro. Descendem antes dos canaanitas, a antiga população da Palestina. Quanto aos esplendorosos e bíblicos reinos de David e Salomão, não apareceu evidência da sua existência, tratando-se provavelmente de tardias criações literárias, do período do exílio babilónico (séc. VI a.C.). A sociedade «israelita» só viria a desenvolver as características do «Israel» do Antigo Testamento num período muito tardio. Também a ideia bíblica do que seria a religião «israelita» tem muito pouco a ver com a realidade do período de 1000 a 500 a.C. Os traços da invenção de uma ancestralidade são muito evidentes. O relato da conquista no Livro de Josué, as narrativas patriarcais, a história sobre os israelitas no Egito e a sua fuga, são criações da diáspora. Idealizam o (re)estabelecimento na Palestina de um grande reino judaico, sem fundamento num anterior império israelita.

Nesta «história de Israel» o autor vê uma matriz grega que contempla múltiplas similaridades com as histórias de Heródoto. É patente os escritores-historiadores bíblicos estarem familiarizados com a tradição grega, familiaridade que terão adquirido ou aprofundado no período helenístico, com o desenvolvimento económico e cultural que se verificou.

Com base em considerações históricas e literárias, o autor debruça-se sobre o Livro de Samuel. A tradição bíblica e académica aponta para o ano 1000 a.C., mas a sua existência só é inequivocamente atestada em c.350 d.C., data do mais antigo Antigo Testamento, a tradução grega conhecida como Septuaginta, o Codex Vaticanus. Portanto, a primeira e mais sólida certeza é a de que o Livro de Samuel existe em 350 d.C.; considerando a existência de fragmentos entre os Manuscritos do Mar Morto, o autor recua até ao séc. I a.C.; considerando que a Septuaginta é um produto da cultura helenística, recua até ao período helenístico. Mais linear é o Génesis, onde o autor destaca os aspectos claramente devedores de Tales de Mileto, pelo que a datação deve ser posterior ao séc. VI a.C. Por outro lado, existindo fragmentos entre os Manuscritos do Mar Morto, é possível estabelecer uma data anterior ao séc. I a.C.

Segundo o autor, o Antigo Testamento é evidência de que o período helenístico foi o momento formativo da literatura judaica. Intuição que virá informar posteriores estudos de Lemche e de outros autores, como Wajdenbaum e Gmirkin. A esta hipótese Lemche regressará 25 anos mais tarde em O Antigo Testamento é ainda um Livro Helenístico?

GENRE
Arts & Entertainment
RELEASED
2021
January 1
LANGUAGE
PT
Portuguese
LENGTH
77
Pages
PUBLISHER
KKYM + P.OR.K
SELLER
KKYM lda
SIZE
455.8
KB

More Books by Niels Peter Lemche & Rui Pires Cabral

Ancient Israel Ancient Israel
2015
Historical Dictionary of Ancient Israel Historical Dictionary of Ancient Israel
2003
Historiography, Ideology and Politics in the Ancient Near East and Israel Historiography, Ideology and Politics in the Ancient Near East and Israel
2021
A História como Argumento para a Posse da Terra A História como Argumento para a Posse da Terra
2020
O Antigo Testamento ainda é um Livro Helenístico? O Antigo Testamento ainda é um Livro Helenístico?
2020
Biblical Studies and the Failure of History Biblical Studies and the Failure of History
2014

Customers Also Bought

Rasuradas do Território e da Consciência Rasuradas do Território e da Consciência
2021
Tomar a Terra, sem o Povo Tomar a Terra, sem o Povo
2021
Desaprender Desaprender
2021
Turismo de Raízes - Raízes de Quem? Turismo de Raízes - Raízes de Quem?
2021
A Bíblia ao Serviço do Sionismo A Bíblia ao Serviço do Sionismo
2021
Justiça Parcial Justiça Parcial
2021

Other Books in This Series

O Antigo Testamento ainda é um Livro Helenístico? O Antigo Testamento ainda é um Livro Helenístico?
2020
A História como Argumento para a Posse da Terra A História como Argumento para a Posse da Terra
2020
Para Desconstruir as Muralhas de Jericó Para Desconstruir as Muralhas de Jericó
2021
A História Antiga de Israel / Palestina com e sem a Bíblia A História Antiga de Israel / Palestina com e sem a Bíblia
2021
A Bíblia ao Serviço do Sionismo A Bíblia ao Serviço do Sionismo
2021
A Limpeza Étnica da Palestina em 1948 A Limpeza Étnica da Palestina em 1948
2021