O cuidado das condições crônicas na Atenção Primária à Saúde: o imperativo da consolidação da estratégia da saúde da família O cuidado das condições crônicas na Atenção Primária à Saúde: o imperativo da consolidação da estratégia da saúde da família

O cuidado das condições crônicas na Atenção Primária à Saúde: o imperativo da consolidação da estratégia da saúde da família

Publisher Description

O imperativo da consolidação da Estratégia da Saúde da Família (ESF), de autoria do sanitarista Eugênio Vilaça, foi lançado durante as festividades dos 30 anos do CONASS.


O Brasil tem uma longa história de Atenção Primária à Saúde (APS), em seu sistema público de saúde, que começou no início do século XX até chegar ao ciclo atual da atenção básica, caracterizado pela implantação do Programa de Saúde da Família (PSF). Este livro percorre esse trajeto e demonstra que o PSF tem sido uma política pública de sucesso.


O livro mostra o acerto da Organização Mundial da Saúde (OMS) ao indicar a urgência e a profundidade das reformas da APS. “Agora mais do que nunca” é preciso consolidar a ESF no SUS. Uma revolução na APS é possível, mesmo com o constrangimento de recursos do SUS. E uma revolução na APS – a consolidação definitiva da ESF – levará a uma revolução na saúde pública brasileira.


A consolidação da ESF não será uma luta fácil, nem rápida, muito menos barata. Mas a ESF não é um problema sem soluções, mas uma solução com problemas que devem e podem ser superados se houver vontade política para tanto.


Essas são as ideias centrais deste livro que se sustentam em robustas evidências científicas.


SUS, Sistema Único de Saúde, CONASS

GENRE
Politics & Current Events
RELEASED
2016
June 29
LANGUAGE
PT
Portuguese
LENGTH
512
Pages
PUBLISHER
Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS)
SELLER
CONASS
SIZE
2.5
MB

More Books by Eugênio Vilaça Mendes

Desafios do SUS Desafios do SUS
2019
As Redes de Atenção à Saúde As Redes de Atenção à Saúde
2016
A Construção Social da Atenção Primária à Saúde A Construção Social da Atenção Primária à Saúde
2015