Publisher Description

No contexto de nosso interesse do que chamamos de “experimentação política”, e que nos abre uma janela para observarmos o grande desenvolvimento da inovação política em toda a América Latina – e também na Espanha -, lançamos uma série de artigos que chamamos de «O ecossistema da democracia aberta». Esta é uma iniciativa que a Democracia Abierta promoveu com apps4citizens, uma plataforma que promove a criação de tecnologia para o comprometimento coletivo social e político.

Há alguns anos, assistimos ao surgimento do poder de relacionamento, da transversalidade, da participação. Este é o enclave que dá sentido e destaque à tecnopolítica, base sobre a qual uma nova visão de democracia é conceituada e adotada: mais aberta, mais direta, mais interativa. Uma estrutura que excede a arquitetura fechada na qual a praxe da governança – fechada, hierárquica, unidirecional – foi fundada em quase todas as áreas. E isso leva a altos níveis de insatisfação nas organizações tradicionais: de partidos a instituições, de sindicatos a organizações sem fins lucrativos, da mídia às universidades.

Quais elementos são essenciais para se entender esse novo cenário? Qual é a reconfiguração das funções de poder em que estamos envolvidos? Qual o papel das plataformas tecnológicas nessa transformação? Todas essas são questões fundamentais para se entender esse novo ecossistema.

Para tentar fornecer algumas respostas, nós projetamos e gerenciamos esta coleção de artigos, que foram publicados na Democracia Abierta, durante o primeiro semestre de 2017 e que nós trazemos neste ebook.

GENRE
Politics & Current Events
RELEASED
2018
June 26
LANGUAGE
PT
Portuguese
LENGTH
87
Pages
PUBLISHER
LuzAzul ediciones
SELLER
LuzAzul ediciones
SIZE
2.5
MB