Memórias do Calabouço Memórias do Calabouço

Memórias do Calabouço

    • USD 3.99
    • USD 3.99

Descripción editorial

Prêmio Bartolomé Hidalgo na categoria Testemunhos.
Pepe Mujica, Mauricio Rosencof e Eleutério Fernández Huidobro não eram prisioneiros: eles eram reféns da ditadura cívico militar que tomou o poder no Uruguai em 1973. Se as famílias fizessem denúncias no exterior, se os companheiros Tupamaros atentassem contra os militares, se um resgate fosse tentado, os três reféns seriam executados.
A comida era pouca, às vezes nenhuma. O frio intenso. Quando queriam ir ao banheiro, eram amarrados, encapuzados, e habitualmente espancados no trajeto. De tão precárias as condições, apegaram-se ao capuz, o mesmo que os vendava, e o utilizavam de travesseiro, de coberta, mantinham-no limpo, da forma como era possível em condições tão insalubres.
Comunicar-se era definitivamente proibido. Ainda assim, batendo os dedos contra a parede, num código morse improvisado, conversavam, lutavam, militavam, jogavam xadrez.
Finalmente libertados, em 1985, Mauricio Rosencof, o Russo, e Eleutério Fernández Huidobro, o Nhato, colocam-se diante de um gravador para narrar todo o vivido naqueles 12 anos. Pepe Mujica, futuro presidente do Uruguai, editou o livro. Eduardo Galeano escreveu o prefácio. Assim publica-se a primeira edição de "Memórias do Calabouço", livro fundamental para se compreender as ditaduras sul-americanas.

GÉNERO
Política y actualidad
PUBLICADO
2021
12 de mayo
IDIOMA
PT
Portugués
EXTENSIÓN
306
Páginas
EDITORIAL
Editora Rua do Sabão
VENDEDOR
Bookwire Brazil Distribuicao de Livros Digitais LTDA.
TAMAÑO
4.2
MB

Más libros de Mauricio Rosencof & Eleutério Huidobro

Por los chiquitos que vienen Por los chiquitos que vienen
2024
Con la raíz al hombro Con la raíz al hombro
2023
Los silencios del viejo Los silencios del viejo
2022
La caja de zapatos La caja de zapatos
2021
Kerkerjahre Kerkerjahre
2019
La vida privada de la Tota La vida privada de la Tota
2019