O Sebastianismo O Sebastianismo

O Sebastianismo

Breve panorama de uma mitogenia nacional

    • 13,99 €
    • 13,99 €

Publisher Description

Este Rei de grão primor,
Com furor,
Passará o mar salgado
Em um cavallo enfreado
E não sellado,
Com gente de grão valor.
in: Trovas do Bandarra, estrofe CIV, edição do Porto de 1866

O Sebastianismo, uma forma de messianismo, é a crença e a esperança no regresso do rei D. Sebastião ou, por transposição, na vinda de outro chefe Salvador que virá libertar o povo e restaurar o prestígio nacional. As Trovas do sapateiro Bandarra, uma série de profecias nascidas provavelmente entre os anos 1530 e 1540 e, portanto, antes do nascimento de D. Sebastião, receberam só posteriormente a sua interpretação sebastianista, mas, sob esta forma, influenciaram muito a imaginação do regresso do rei Salvador. Este mito messiânico, que consiste na crença viva e colectiva da vinda do Messias, do Enviado, do Salvador, que não é necessariamente D. Sebastião, embora este seja, por excelência, a figura messiânica do povo português, tem a sua origem numa época histórica difícil para Portugal. São os momentos críticos como o domínio filipino, depois da derrota de Alcácer Quibir, o período da Restauração e as inquietações das invasões francesas, que o alimentam e o fazem crescer, embora tome sempre formas diferentes. Qual é o específico do sebastianismo como forma de messianismo? Como é que nasceu e em que medida esta crença num chefe salvador mudou ao longo da história portuguesa?
O trabalho tem como objectivo dar um panorama do mito sebástico ao longo dos séculos e começa, em primeiro lugar, com uma aproximação ao conceito de mito, como também ao messianismo em geral e ao sebastianismo em particular. Depois de uma análise do contexto histórico do fenómeno, das condições e raízes da crença, ou seja, uma descrição do messianismo pré-sebastianista, segue-se uma apresentação das formas do sebastianismo contemporâneo a D. Sebastião e, sobretudo, uma exposição das interpretações posteriores à morte, não admitida pelos sebastianistas, do jovem rei nos campos de Alcácer Quibir.

GENRE
Reference
RELEASED
2008
23 August
LANGUAGE
PT
Portuguese
LENGTH
23
Pages
PUBLISHER
GRIN Verlag
SIZE
385.5
KB

More Books by Thomas Strobel

Konversationelle Implikaturen Konversationelle Implikaturen
2008
Versprecher als Daten für ein Sprachproduktionsmodell Versprecher als Daten für ein Sprachproduktionsmodell
2008
Bewegung des NS-Regimes zum italienischen Vorbild bis 1934 Bewegung des NS-Regimes zum italienischen Vorbild bis 1934
2008
La "questione meridionale" La "questione meridionale"
2008
A “Guerra das Laranjas” e a “Questão de Olivença” num contexto internacional A “Guerra das Laranjas” e a “Questão de Olivença” num contexto internacional
2008
Programmatik der Lega Nord Programmatik der Lega Nord
2008