O papel mata-moscas e outros textos O papel mata-moscas e outros textos

O papel mata-moscas e outros textos

    • 6,49 €
    • 6,49 €

Beschreibung des Verlags

Contos, ensaios e aforismos oferecem um prisma multifacetado do pensamento do escritor austríaco, celebrado por contemporâneos como Thomas Mann.

O papel mata-moscas e outros textos reúne narrativas de extensões variadas, mas predominantemente curtas, do austríaco Robert Musil (1880-1942), autor de dois romances célebres que marcaram o início e o fim de sua carreira literária, O jovem Törless (1906) e o monumental Um homem sem qualidades (1930-1943). Escritor filosófico por excelência, Musil imprimiu em toda a sua obra uma inquietação diante do papel do indivíduo e da massa em um mundo em conflagração.

A seleção de textos forma um prisma multifacetado do pensamento de Musil. O escritor Marcelo Backes, que organizou, traduziu e é autor do posfácio de O papel mata-moscas e outros textos, considera o volume uma "realização parcial" da ideia de uma coletânea planejada por Musil pouco antes de morrer. Compõem o livro quatro contos, três ensaios (um deles sendo uma discussão ficcional sobre a própria obra do escritor), quatro textos que podem ser considerados aforismos longos e uma coletânea de aforismos curtos.

A aparência de miscelânea não esconde a recorrência metódica dos temas favoritos de Musil. O escritor – que lutou na Primeira Guerra Mundial e morreu pobre na Suíça, onde se refugiou do nazismo depois da anexação da Áustria pela Alemanha – parece ter acompanhado minuciosamente, em sua literatura esparsa, o progressivo desastre civilizatório no coração da Europa. Isso é perceptível na descrição ao mesmo tempo brutal e minuciosa contida no conto que dá título à coletânea, escrito antes dos dois conflitos mundiais.

Em "Sobre a estupidez", ensaio derivado de uma conferência, Musil procede a uma implacável investigação que, embora não destituída de ironia, contempla com profunda seriedade a balbúrdia de convicções no mundo intelectual de seu tempo. Sobressaem nesse texto o retrato da falência iminente dos valores em que se baseiam os pactos sociais e os evidentes limites da razão. Com esses temas, Musil se aproxima de muitos de seus contemporâneos de escrita em língua alemã, de Kafka a Walser, de Thomas Mann a Hermann Hesse, de Benjamin a Freud. Seu estilo desafiador, no entanto, é único, o que levou Mann a lhe dizer em uma carta: "Não há outro escritor alemão vivo de cuja permanência eu tenha tanta certeza". E, de fato, diz o organizador Marcelo Backes: "'Sobre a estupidez' é tão atual que, para um analista agudo, seu princípio poderia se dirigir a vários governos e regimes instaurados hoje pelo mundo afora".

Durante anos a obra de Musil permaneceu em relativa obscuridade até ser redescoberta no início dos anos 1950, quando começou a ser traduzida para outros idiomas. No Brasil, Um homem sem qualidades só chegou em 1986. A recepção crítica aos livros de Musil raramente deixa de mencionar seu caráter provocativo e denso, corroborando a frase do próprio escritor: "A imortalidade da obra de arte é seu caráter indigesto".

GENRE
Belletristik und Literatur
ERSCHIENEN
2018
18. September
SPRACHE
PT
Portugiesisch
UMFANG
180
Seiten
VERLAG
Carambaia
GRÖSSE
3,2
 MB

Mehr Bücher von Robert Musil

100 Meisterwerke der Weltliteratur - Klassiker die man kennen muss 100 Meisterwerke der Weltliteratur - Klassiker die man kennen muss
2021
Der Mann ohne Eigenschaften Der Mann ohne Eigenschaften
2012
50 Meisterwerke Musst Du Lesen, Bevor Du Stirbst: Vol. 1 (Golden Deer Classics) 50 Meisterwerke Musst Du Lesen, Bevor Du Stirbst: Vol. 1 (Golden Deer Classics)
2019
Der Mann ohne Eigenschaften Der Mann ohne Eigenschaften
2018
Gesammelte Werke Gesammelte Werke
2013
Der Mann ohne Eigenschaften (Teil 1 bis 3) (Vollständiger Musil-Text) Der Mann ohne Eigenschaften (Teil 1 bis 3) (Vollständiger Musil-Text)
2013