As margens e o ditado As margens e o ditado

As margens e o ditado

Sobre os prazeres de ler e escrever

    • 6,49 €
    • 6,49 €

Descrizione dell’editore

Livro de ensaios de uma das autoras mais prestigiosas da atualidade revela detalhes de seu processo criativo e traça paralelos entre importantes vozes femininas da literatura mundial

Em 2020, a The Oprah Magazine descreveu a amada e prestigiada romancista italiana Elena Ferrante como “um oráculo entre os autores”. Nos breves ensaios reunidos em As margens e o ditado, a autora fala sobre a própria jornada como leitora e escritora e oferece um raro olhar sobre as origens de seus caminhos literários. Escreve a respeito de suas influências, lutas e sua formação intelectual, descreve os perigos do que ela chama de “língua ruim” e sugere maneiras pelas quais a tradição há muito excluiu a voz das mulheres. Partindo de suas brilhantes reflexões a respeito dos trabalhos de Emily Dickinson, Gertrude Stein, Ingeborg Bachmann e outras, Ferrante propõe, então, uma fusão do talento feminino.

Ao discorrer sobre o tênue equilíbrio entre seu gosto por limites e organização — por permanecer dentro das margens — e seu desejo por desordem e clamor, ela indica uma passagem secreta para o processo de criação de suas obras mais conhecidas: a Tetralogia Napolitana, Dias de abandono, A filha perdida e A vida mentirosa dos adultos. A autora aborda como criou e quais as motivações de suas emblemáticas personagens Lenù e Lila, deixando pistas do quanto as duas incorporam o próprio dilema da literatura para Ferrante.

As três palestras — inicialmente escritas para os cidadãos de Bolonha, por ocasião das Umberto Eco Lectures — e o ensaio composto para o encerramento da Conferência de Italianistas sobre Dante e outros clássicos dão corpo a um livro ao mesmo tempo sutil e potente, de uma das maiores escritoras da atualidade. Um livro sobre aventuras na literatura, sejam elas dentro ou fora das margens.

GENERE
Narrativa e letteratura
PUBBLICATO
2022
9 dicembre
LINGUA
PT
Portoghese
PAGINE
128
EDITORE
Intrinseca
DATI DEL FORNITORE
Editora Intrinseca
DIMENSIONE
1,9
MB
L'amica geniale L'amica geniale
2011
Storia di chi fugge e di chi resta Storia di chi fugge e di chi resta
2013
Storia del nuovo cognome Storia del nuovo cognome
2012
Storia della bambina perduta Storia della bambina perduta
2014
La vita bugiarda degli adulti La vita bugiarda degli adulti
2019
L'amore molesto L'amore molesto
1992
Rua sem Saída Rua sem Saída
2020
A pediatra A pediatra
2021
Antes que o café esfrie Antes que o café esfrie
2022
O avesso da pele – Vencedor Jabuti 2021 O avesso da pele – Vencedor Jabuti 2021
2020