A potência feminista, ou o desejo de transformar tudo A potência feminista, ou o desejo de transformar tudo

A potência feminista, ou o desejo de transformar tudo

    • 8,99 €
    • 8,99 €

Beschreibung des Verlags

"Uma caixa de ferramentas para ser usada contra a ofensiva neoliberal e conservadora, mas também uma investigação tramada ao calor das assembleias, das mobilizações, das greves internacionais do 8 de março, que conecta as violências econômicas, financeiras, políticas, institucionais, coloniais e sociais." Assim o jornal argentino Página 12 definiu o livro A potência feminista, ou o desejo de transformar tudo, de Verónica Gago.



***



Um feminicídio é registrado a cada 29 horas na Argentina — um a cada oito horas, no Brasil. Verónica Gago assume a realidade e a luta das mulheres latino-americanas como ponto de partida para as análises de A potência feminista. Foi a violência estrutural e homicida contra as mulheres argentinas que desencadeou o movimento #NiUnaMenos, que logo se espalhou pelo continente.

Cientista política, professora da Universidade de Buenos Aires e militante feminista, Verónica Gago engrossou o movimento, participou de assembleias, marchas e protestos, e, por dentro da mobilização, e em diálogo permanente com luta de mulheres de outros países, passou a enxergar a força contestatária do feminismo latino-americano para muito além do "identitarismo" e do "vitimismo".

Quando encarado em sua dimensão de raça, de classe, plurinacional, antiextrativista, e ao ganhar as massas, como tem ocorrido na Argentina com as manifestações pela descriminalização do aborto, o feminismo se torna revolucionário — e aponta inequivocamente para o desejo de transformar tudo. Essa é a tese defendida pela autora em A potência feminista.

O livro dialoga com as ideias de Silvia Federici, Angela Davis, Nancy Frazer, Wendy Brown, Rosa Luxemburgo e Karl Marx, entre outras pensadoras e pensadores clássicos e contemporâneos. E defende a proposta da greve internacional feminista como instrumento revolucionário que visibiliza trabalhos e condições das mulheres invisibilizados historicamente pelo sistema.

GENRE
Sachbücher
ERSCHIENEN
2020
25. März
SPRACHE
PT
Portugiesisch
UMFANG
256
Seiten
VERLAG
Editora Elefante
GRÖSSE
3,3
 MB

Mehr Bücher von Verónica Gago & Tadeu Breda

Quem deve a quem? Quem deve a quem?
2023
Théories féministes voyageuses Théories féministes voyageuses
2023
Neoliberalismo dal basso Neoliberalismo dal basso
2023
La potenza femminista La potenza femminista
2022
Für eine feministische Internationale Für eine feministische Internationale
2022
A razão neoliberal A razão neoliberal
2018